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Concreto flexível: solução mais leve, resistente e durável

Engenheiros do Centro de Inovação em Infraestrutura Industrial da Universidade Técnica de Nanyang (NTU), em Singapura, anunciaram o desenvolvimento de um novo tipo de concreto, mais resistente, leve e flexível que a versão “tradicional” da mistura.

Concreto flexivel

De acordo com Yang En-Hua, o pesquisador que liderou o estudo do concreto flexível, a ideia surgiu de pesquisas sobre como os componentes do concreto interagiam em uma escala microscópica. “Conhecendo o material em detalhes, pudemos deliberadamente selecionar e construir os componentes que entrariam nessa mistura, de maneira a permitir usos mais flexíveis”, comentou Yang.

O ConFlexPave, graças à sua composição única, se coloca numa categoria superior à tradicional mistura de concreto utilizada em muitas obras, principalmente aquelas que são pesadas e propensas à danos. “Os matérias “duros” [no ConFlexPave] garantem uma textura não-escorregadia à superfície, enquanto as microfibras poliméricas, que são mais finas que um fio de cabelo humano, distribuem a carga por toda a laje, resultando em um concreto duro como metal e, pelo menos, duas vezes mais resistente à flexão.” cunhou Yang.

Fim do concreto armado?

A tradicional mistura do concreto - cimento, água, agregados e diversos complementos, produz elementos de elevada resistência mecânica à compressão. Entretanto, esta mistura básica possui uma flexibilidade bastante baixa, e faz com o concreto facilmente apresente rupturas quando sujeito a tração simples ou flexão, por exemplo.

Para acabar com esse inconveniente, a indústria construtiva passou a produzir o concreto armado, que alia concreto e aço (material com elevada resistência à tração) e possui extraordinárias propriedades construtivas e estruturais.

O ConFlexPave possibilita, até certo ponto, dispensar a necessidade de utilização de armadura de aço em determinados tipos de elementos estruturais de concreto. Sua constituição base é semelhante à do concreto comum, com a diferença da adição de microfibras poliméricas, que aumentam substancialmente a flexibilidade das misturas e suas propriedades de aderência superficial (relevante para utilizações viárias).

Segundo os engenheiros da NTU, as aplicações com maior potencial para uso do novo tipo de concreto são elementos e lajes pré-fabricadas para a construção de pavimentos rodoviários e aeroportuários.

Assista à entrevista dos pesquisadores (em inglês) e à demonstração da resistência do novo concreto:

 

 

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