Blog

Mills completa 65 anos com trajetória de inovação

O atual cenário político e econômico do país tem afetado diversos setores da economia, entre eles o da construção. Ainda que já seja possível perceber sinais de recuperação – o Índice de Confiança da Construção, da FGV, variou positivamente 0,4% entre junho e julho – ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o setor se recupere. De acordo com Sérgio Kariya, Diretor Presidente da Mills, empresa de soluções de engenharia, este é o momento de “pensar fora da caixa”. “Uma de nossas primeiras mudanças foi criar uma área de business intelligence, para analisar nossa performance atual e planejar novos negócios de forma mais eficiente”, explica Kariya.

A Mills, que comemora 65 anos durante a Concrete Show 2017, esteve presente em grandes obras do país. Participou da construção de Brasília; da hidrelétrica de Itaipu, no Paraná; do ginásio do Maracanãzinho e da Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro. Mais recentemente, a companhia teve suas soluções empregadas nas obras de construção ou reforma dos estádios da Copa do Mundo e das instalações das Olimpíadas Rio 2016.

O atual cenário obrigou a empresa a se reinventar. Atualmente, 70% do faturamento da unidade de negócio de Rental (que foi de R$ 29,6 milhões no segundo trimestre) vem do setor de não-construção (como shoppings, indústria etc.). “Em setembro de 2016, por exemplo, fechamos um contrato para locação de uma plataforma aérea do tipo telescópica, capaz de realizar trabalhos a uma altura de até 16 metros, para uma empresa de colheita de cocos em Pernambuco”, diz Kariya. Apesar da crise no setor de construção no país, todos os equipamentos especiais da Mills (usados em obras como túneis, viadutos ou metrô) estão em uso. “Entretanto, o volume de contratos é consideravelmente menor do que o de anos atrás”, explica Kariya.

Mesmo em cenários adversos, a Companhia mantém em seu histórico o investimento em tecnologia, que já é uma marca registrada ao longo dos seus 65 anos. Desde a sua fundação, a Mills buscou inovar em seu mercado de atuação, quando trouxe para o Brasil os andaimes tubulares e escoramento em aço – nessa época os andaimes usados eram feitos de madeira. Na década de 1980, a empresa iniciou o uso da técnica de escoramento com mesa voadora, um sistema de formas para lajes com escoramento em treliças de alumínio, utilizada em edificações com repetições de pavimentos, que reduz em até 40% o tempo de conclusão das obras, com um custo até 30% menor. Na mesma época, a Mills apresentou as Formas Aluma, sistema mais leve e versátil utilizado para obras de todos os tipos e tamanhos. Já no final dos anos 1990, a empresa foi pioneira ao trazer as plataformas aéreas para o mercado brasileiro, que oferecem mais agilidade e segurança para trabalhos em altura.

Em 2014, em parceria com uma empresa norueguesa, a Mills desenvolveu um equipamento capaz de içar aduelas pré-moldadas sem necessidade de guindaste e já pode comprovar a eficácia da solução na obra de construção da Ponte Laguna, em Santa Catarina. 

Outra tecnologia da Mills está em uso atualmente na obra do viaduto estaiado da linha 13 do metrô de São Paulo, que vai interligar a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A Mills aperfeiçoou o carro de balanço sucessivo, utilizado para erguer viadutos de grandes vãos que não possuem escoramento direto no solo. “Investimos R$ 4 milhões para desenvolver uma versão do mecanismo que funciona por meio hidráulico, ao invés de mecânico, e são capazes de concretar aduelas (segmentos transversais da ponte) de 330 toneladas, in loco”, explica Kariya. O projeto do viaduto é o segundo do tipo no mundo. O primeiro está no Canadá, mas para uso rodoviário.

“Em toda a nossa história foram diversas parcerias internacionais para importação dos mais modernos equipamentos. Seguimos buscando soluções que nos mantém líderes no mercado, reduzindo custos para os clientes e trazendo ganhos aos nossos acionistas”, diz Kariya.

ubm white 2  Conectando personas en el mercado global 

 

UBM es la más grande empresa organizadora de eventos B2B del mundo. Nuestro profundo conocimiento y pasión por los sectores de la industria que servimos nos permiten crear experiencias valiosas donde las personas logran su éxito. En nuestros eventos, las personas crean relaciones, cierran acuerdos y sus negocios crecen.
Leer Más

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Entrada Inválida